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COB registra maior crescimento da história e coleciona premiações nas redes sociais em 2024

Perfis do Time Brasil bateram recordes, ultrapassando os EUA no Instagram e somando mais de 8 milhões de seguidores

Por Comitê Olímpico do Brasil

21 de dez, 2024 às 21:22 | 5 minutos de leitura

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Gabriel Medina avança às quartas no Taiti. Foto: Jerome Brouillet/AFP via Getty Images

Não foi apenas nas competições esportivas que o Comitê Olímpico do Brasil brilhou em 2024. Na internet, o Time Brasil teve um ano vitorioso, batendo recordes e levando troféus também nas redes sociais. 

Os perfis no Instagram, TikTok, Facebook, X e YouTube somaram mais de 2,5 milhões de novos seguidores, com onda de crescimento principalmente entre os meses de junho e agosto devido ao despertar do interesse do público pelos Jogos Olímpicos e a grande cobertura de Paris 2024.

A campanha “Torcida de Ouro” realizada pelo COB em parceria com a End to End, agência de conteúdo do comitê, foi fundamental no propósito de “furar a bolha” do esporte, alcançando potenciais torcedores e, posteriormente, transformando-os em fãs. 
 


O movimento tinha como objetivo ultrapassar os Estados Unidos em número de seguidores no Instagram, chamando a torcida para conquistar a primeira medalha antes mesmo do início dos Jogos e partindo da premissa de que a rivalidade move o brasileiro - principalmente na internet. 

Perfis de celebridades como Hugo Gloss, Murilo Rosa, Natália Guitler e Pedro Scooby, e de parceiros como a Cazé TV e a TV Globo, entraram na campanha alcançando mais de 49 milhões de contas.

O perfil do COB no Instagram chegou a 3,1 milhões de seguidores, ultrapassou os EUA (2,5 mi) registrando crescimento de 124%, e se tornou o comitê olímpico nacional mais seguido do mundo. No X, o perfil do Time Brasil foi o maior em crescimento total, com 130 mil novos seguidores, e em engajamento, com 6,9 milhões. Em todas as redes, o comitê somou ainda incríveis 80 milhões em engajamento e 1,2 bilhão de impressões.
 


Junto com o aumento das redes sociais, vieram novos patrocinadores para o esporte olímpicos. Em 2024, 21 empresas privadas apoiaram o COB com contrapartidas concentradas principalmente nas redes do comitê, estabelecendo uma relação direta entre o apoio do fã na internet e o investimento no esporte olímpico brasileiro.

O trabalho realizado nas redes sociais do COB rendeu quatro prêmios internacionais para o comitê. O famoso meme da foto icônica de Gabriel Medina no Taiti durante a disputa dos Jogos Olímpicos foi reconhecido como "Post Isolado" nos Prêmios Lusófonos da Criatividade e no Lisbon International Advertising Festival, evento que reúne alguns dos maiores nomes do mundo da publicidade e criatividade. A campanha “Torcida de Ouro” foi premiada na categoria “Esportes Olímpicos” no Lisbon International Advertising Festival e em “Campanhas em Redes Sociais” nos Prêmios Lusófonos.

Além dos números e troféus, a Comunicação do Comitê Olímpico do Brasil teve como objetivo maior consolidar grandes nomes do esporte olímpico do país e ajudar na criação de novos ídolos, figuras importantíssimas no fomento ao esporte. 

Campeões e medalhistas olímpicos tiveram grande destaque na cobertura e também cresceram exponencialmente nas redes sociais - como no caso de Bia Souza, do judô, cuja página no Instagram registrou aumento de 6.500%. 

Mas nomes como Ana Sátila, da canoagem slalom; Gustavo Bala Loka, do ciclismo BMX; e Guilherme Costa, da natação; entre outros, também foram amplamente difundidos e celebrados pelos torcedores nas redes sociais mesmo sem subirem ao pódio.

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